A maquiagem na vida da mulher moderna

1210FACEBOOK São poucas as mulheres que se arriscam a sair de casa sem pelo menos uma cor nos lábios – ou levar um batom na bolsa, para casos de “emergência”. Não por acaso, mesmo em tempos de crise, a indústria dos cosméticos continua próspera. Bases e corretivos para as olheiras, blush e gloss são usados todos os dias por milhões de consumidoras no mundo todo. E não há novidade nisso, trata-se de uma prática milenar.

No fundo, prevalece a crença de que um rosto mais colorido é sinal de beleza e aparência saudável – e, em última instância, nos tornará aceitas e bem tratadas. O curioso é que essa percepção encontra respaldo científico. Já há alguns anos, pesquisadores têm se dedicado a entender como a ação dos cosméticos influi na percepção e no comportamento da maioria das pessoas, provocando a impressão de que mulheres maquiadas com discrição e sem exageros são mais competentes, seguras e emocionalmente estáveis. E isso se deve, pelo menos em parte, aos cosméticos. Cremes e bases corretivas, por exemplo, deixam a pele mais lisa, aumentam sua firmeza e brilho e eliminam impurezas. Resultado: as pessoas parecem mais jovens e, principalmente, mais saudáveis.



Durante uma experiência na Universidade de Aberdeen, na Escócia, vários rostos femininos foram fotografados e, posteriormente, algumas imagens, com diferentes tipos de pele, foram mostradas a um grupo de homens. Foi solicitado que indicassem as fotos que, em sua opinião, correspondiam a mulheres com pele mais sadia. Depois disso, veriam os rostos inteiros e poderiam avaliar se de fato eram bonitos.

A experiência revelou que peles consideradas mais saudáveis eram justamente das pessoas classificadas como mais atraentes. Também foi observado que, quando uma mulher usa base, é vista como mais bonita e em melhores condições de saúde.

O pesquisador Robert Mulhern e seus colegas da Universidade de Buckinghamshire, na Grã-Bretanha, pediram a alguns homens que avaliassem a beleza do rosto de algumas mulheres, com idade entre 31 e 38 anos. Antes da sessão de fotos, todas foram submetidas a uma limpeza profunda da cútis. Para evitar distorções, as imagens mostravam apenas o rosto de cada voluntária, e o penteado era idêntico.

De acordo com o caso, a maquiagem foi feita nos olhos, nos lábios, na pele, em todo o rosto ou optou-se por não aplicar absolutamente nada. Os homens e as mulheres que viam as fotos deveriam dizer o quanto a pessoa fotografada parecia atraente, usando para isso escalas de avaliação da beleza. Também lhes foi pedido que indicassem a foto que consideravam mais fascinante dentre as cinco de cada modelo.

Como era de prever, as avaliações positivas foram feitas principalmente quando a pintura tinha sido aplicada simultaneamente nos lábios, olhos e pele. A maquiagem dos olhos tinha poder de atração mais forte, seguida da pele e dos lábios. Mas a impressão de beleza era maior se apenas uma área do rosto estivesse enfatizada. Obviamente, o uso dos produtos cosméticos surgiu em uma época em que o ser humano já tinha parcialmente se distanciado do rastro evolucionista para agir segundo critérios culturais ou de livre escolha. Mas este rompimento na escala evolutiva da nossa espécie é ainda suficientemente próximo para nos deixar sempre sensíveis a esses indícios que outrora eram essenciais na busca de um parceiro: saúde, juventude, simetria no rosto e capacidade de inspirar confiança. Parece que os cosméticos, e particularmente a maquiagem, ainda são capazes de suscitar as sensações que no passado eram indispensáveis.



A maquiagem para o Carnaval curso de maquiagem on-line para iniciantes costuma ser vibrante e colorida, assim como pede a alegria e a agitação da festa. Para este ano, a novidade é a maquiagem 3D. As sombras cintilantes, colocadas em degradê, dão profundidade e destacam os olhos e a boca. Sem contar o efeito colorido, que já é típico da data e do verão. Uma vantagem da maquiagem 3D é que ela pode ser usada por qualquer pessoa, de qualquer idade e tom de pele. Também pode ser muito diversificada, indo desde os tons mais naturais até os mais extravagantes, com cores bem marcantes. A escolha vai depender muito da ocasião. O Carnaval pede algo mais descontraído e alegre. As sombras são cremosas e bem mais cintilantes do que as tradicionais. Para fazer uma maquiagem 3D no Carnaval, basta seguir o passo a passo. Depois de preparar a pele com primer, base e corretivo (veja como maquiar a pele), escolha três cores diferentes de sombra. Elas podem tanto formar um degradê de cores quanto de tonalidades. Ou seja, você pode tanto usar cores distintas quanto usar tons diferentes da mesma cor. Pelo menos uma das cores precisa ser bem mais escura do que as outras. Caso queira, passe um lápis preto ou marrom na parte inferior dos olhos. Aplique uma das cores claras ou a intermediária em toda a pálpebra. Em seguida, aplique com um pincel a sombra mais escura no canto externo (fazendo o côncavo) e na parte inferior dos olhos, rente ao lápis, e esfumace. Use a sombra mais clara para dar o acabamento no canto interno. Caso queira, passe um lápis preto ou marrom na parte inferior dos olhos. Aplique uma das cores claras ou a intermediária em toda a pálpebra. Em seguida, aplique com um pincel a sombra mais escura no canto externo (fazendo o côncavo) e na parte inferior dos olhos, rente ao lápis, e esfumace. Use a sombra mais clara para dar o acabamento no canto interno. Finalize a maquiagem com um batom neutro (os corais são tendência neste verão).

Depois, cubra com uma sombra 3D da mesma cor. A técnica faz aumentar os lábios e a duração do batom. A maquiagem 3D é uma boa dica para o Carnaval, mas pode ser usada o ano inteiro e em qualquer lugar, dependendo da variação de cores que você escolher. Você pode fazer uma maquiagem tão perfeita como a das atrizes do teatro e da televisão. O maquiador Marcos Moreira, proprietário da MPV Cursos de Estética, que tem unidades em Ribeirão Pires, Mauá e Suzano, traz todas as dicas para você ficar tão bonita como a atriz Carla Fioroni, que ilustra, com sua beleza, essa matéria. O vídeo, com o passo a passo da maquiagem está disponível na TV Mais Notícias, no site www.jornalmaisnoticias.com.br. Com a palavra, Marcos Acredito que a maioria das mulheres conheça o poder de uma boa maquiagem e, mesmo que às vezes sair de carinha lavada durante o dia seja normal, ou até necessário, à noite o ideal é sempre dar uma boa caprichada no make, né? A maquiagem profissional para noite faz toda a diferença e nela sempre podemos incrementar mais um pouquinho, apostar no brilho, colorir bem os lábios e usar e abusar dos cílios postiços, ou seja, na hora de ir para uma balada, festa ou evento, sempre podemos ousar mais um pouquinho. Confira algumas dicas de maquiagem para noite! Preparando a Pele – Antes de qualquer coisa, prenda o cabelo, ele só vai atrapalhar se ficar caindo no rosto; – Agora é hora de limpar a pele; lave o rosto com sabonete neutro ou então (se for muito oleosa) com adstringente; – Manchas, olheiras e imperfeições? Corretivo nelas; – Hora de passar a base, sempre espalhando do meio para fora, como se estivesse esticando a face, você pode usar um pincel ou uma bucha; – Hora do pó.

Comece a uniformizar a pele com o pó, aplicando-o com ajuda de um pincel (tem dúvidas em relação ao uso de pincéis? Veja os diferentes tipos de pincéis para maquiagem). Cuidado com excessos para não ficar com aparência artificial, uma boa maquiagem não deve ficar carregada. Olhos – Lápis em mãos! É hora de delinear os olhos.

Comece do meio da pálpebra superior, bem rente aos cílios, em direção à parte externa do olho, fazendo um traço firme e grossinho; – Agora complete o traço indo do meio da pálpebra superior, bem rente aos cílios, para o centro, na parte interna do olho, em um traço mais fino; – Repita a operação nos cílios inferiores internos e externos;

– Hora da sombra. Preencha todo o côncavo externo e comece a esfumar em direção a sobrancelha externa; – Preencha o restante do côncavo com a mesma sombra ou, se quiser, escolha outra cor (para ficar igual ao make de Alessandra Ambrósio a sombra deve ser preta ou grafite); – Você também pode optar por cílios postiços, Passe a sombra na linha externa dos cílios inferiores (com um pincel) e esfume em direção a sobrancelha externa (pode ser com ajuda dos dedos).

Ela deve encontrar a sombra do côncavo externo; – Hora do rímel. Aplique o rímel em pelo menos duas camadas, uma camadinha a mais nos cílios da parte externa do olho, puxando, ajuda a levantar o olhar. – Para realçar e corrigir a sobrancelha, sempre use uma sombra grafite ou preta, esfumaçando dando um fundo para sumir as imperfeições e definir, como mostra a última foto. Hora do Blush – A escolha da cor do blush é fundamental.

As loiras devem dar preferência aos alaranjados, rosados e lilases; já as morenas os avermelhados, vinhos e ameixas fazem a diferença; terracotas, rosas queimados e alaranjados também ajudam a afinar o rosto. Veja como afinar o rosto usando blush: – Passe o blush seguindo uma linha imaginária que vai diagonalmente da região das orelhas até o canto dos lábios. Inflar as bochechas sempre ajuda;

– Rostos compridos e finos devem aplicar o blush nas maçãs do rosto e um pouco no nariz. Ilumine-se! Hora do Iluminador – O iluminador dever ser aplicado acima da maçã do rosto e do blush.

 – Cuidado para não exagerar e criar uma marca branca demais nos olhos – o famoso “panda invertido”. – Cuidado com o iluminador muito cintilante para a pele não parecer oleosa. – Um pó de um ou dois tons mais claros que a sua pele funciona como iluminador; sombras em tons de branco e areia também – cintilantes ou opacas. – O iluminador faz uma grande diferença na hora de uma maquiagem para a noite. Se usar uma vez, dificilmente vai querer ficar sem ele; – Aplique no final de tudo, quando a maquiagem já estiver pronta. Batom – Escolha o batom ou gloss. Normalmente prefiro apostar na regrinha de “olhos tudo, boca nada!”, mas na maquiagem para noite sempre dá para ousar mais um pouco, então, que tal um batom vibrante?

O BATOM VERMELHO SEM CINTILÂNCIA está em alta. Você ficará tão bela quanto a atriz Carla Fioroni e arrasará em qualquer lugar que estiver! Mulheres maduras podem disfarçar linhas de expressão com maquiagem Quando a idade vai chegando, a maquiagem ganha dupla função: mais do que uniformizar a pele, tem a missão de disfarçar as linhas de expressão. Parece que fica complicado conseguir um bom resultado sozinha, mas a verdade é que não há muitos segredos, basta tomar alguns cuidados para que a maquiagem favoreça e não envelheça a pele. 1813

Comentários

Postagens mais visitadas